Pedidos sendo
realizados no momento:
868
   
Boa noite. Seja bem vindo ao Portal Tudo Farma.
Negócios B2B a um clique

Fumar altera as células pulmonares
Fonte: Correio Braziliense
Notícia publicada em: 13/09/2017
Autor: Indefinido

Os efeitos do cigarro sobre o corpo são instantâneos. A pressão e a temperatura, por exemplo, são afetadas imediatamente. A longo prazo, o câncer é um dos impactos que mais preocupam. Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins tentam mostrar como esse adoecimento se dá nos pulmões de um fumante. Segundo eles, vão ocorrendo alterações no genoma durante as divisões celulares que podem desencadear complicações letais.

“Nosso estudo sugere que mudanças epigenéticas em células tratadas com fumaça de cigarro sensibilizam as células das vias aéreas para mutações genéticas conhecidas por causar câncer de pulmão”, resume Stephen Baylin, codiretor do programa Cancer Biology da universidade norte-americana e participante da pesquisa, divulgada na edição desta semana do periódico Cancer Cell.

A conclusão deu-se a partir de experimentos em laboratório com células pulmonares humanas. As amostras foram expostas cronicamente à fumaça de cigarro. Diariamente, de 10 a 15 meses, foram banhadas com uma forma líquida de fumaça de cigarro. Segundo os cientistas, a condição é comparável a fumar de um a dois pacotes de cigarros todos os dias, e os 10 a 15 meses são equivalente a 20 a 30 anos de tabagismo.

As mudanças moleculares e genéticas nas amostras foram registradas ao longo da pesquisa, e os resultados, comparados a células não expostas ao líquido. Ao fim do experimento, a equipe identificou diminuição da expressão de centenas de genes — entre eles importantes supressores de cânceres, como o BMP3 e o SFRP2. Além disso, nas células expostas à fumaça, houve aumento de ao menos cinco vezes na sinalização do oncogene KRAS, conhecido por ser mutado em câncer de pulmão relacionado ao tabagismo.

Reversão possível

A equipe chama a atenção para o fato de essas alterações epigenéticas serem reversíveis. Como elas não modificam a sequência dos genes do DNA básico, há esperança de interrupção do adoecimento para quem deixa de fumar. “Esse trabalho sugere a possibilidade de que, diferentemente das mutações, que são muito difíceis de se reverter, se você parar de fumar em certo momento e por determinado tempo, tem chance de diminuir matematicamente as possibilidades de ocorrência de mudanças epigenéticas”, explica Michelle Vaz, coautora do estudo.

Vaz e Baylin ressaltam que os resultados sugerem que as primeiras alterações epigenéticas desencadeadas pela exposição crônica ao cigarro podem aumentar ao longo do tempo e tornar as células das vias aéreas cada vez mais sensíveis às mutações que iniciam o câncer. Como foi focado no cigarro tradicional, o estudo não indica se os efeitos se aplicam a pessoas que fumam cigarros eletrônicos ou outras formas de tabaco.

Também ameaçadores
Em uma pesquisa com 15 voluntários, cientistas suecos detectaram que os cigarros eletrônicos que contêm nicotina podem aumentar o riscos de enfarte e derrame. Os participantes, que nunca haviam usado o dispositivo, foram avaliados 30 minutos após fumá-lo. Detectou-se um aumento significativo na pressão arterial, na frequência cardíaca e na rigidez das artérias, efeitos não diagnosticados no grupo de controle, que teve acesso ao artefato sem nicotina. “Os cigarros eletrônicos são considerados pelo público em geral como quase inofensivos (…) As indústrias marcam seus produtos de uma forma a reduzir danos e a ajudar pessoas a pararem de fumar cigarros de tabaco. Por outro lado, crescem as evidências que sugerem diversos efeitos adversos à saúde”, ressaltou Magnus Lundback, pesquisador do Instituto Karolinska.

 



O portal TUDO FARMA destina-se exclusivamente às farmácias e drogarias devidamente cadastradas e identificadas. Produtos e preços de medicamentos que possam ser apresentados no portal, são referências para venda ao varejo farmacêutico e não ao consumidor final, podendo ser alterado a qualquer tempo, sem prévio aviso.
© 2011 - 2017 | Todos os direitos reservados - VISÃO GRUPO
Melhor visualizado na resolução: 1024x768